O QUE É PORTFÓLIO?
É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.
Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação
1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais :
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
2-Participação dos pais :
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.
CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:
1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.
Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, regista todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
Nível ll: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.
NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
Nível ll: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.
2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar várias possibilidades novas.
NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.
Nível ll: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação.
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar várias possibilidades novas.
NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.
Nível ll: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação.
3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados.
Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.
4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos.
Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global; Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);
Avaliação global do seu trabalho em si.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão
Nível ll: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos,limia-se apenas em repetir.
5-Avalia o portfólio como um todo.
Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como:
- Forma de desenvolvimento do projeto;
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção.
Nível ll: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.
6-Avalia o resultado como um todo:
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.
Nível ll: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação ,não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.
A MESMA FICHA SERÁ TRABALHADA NO MÍNIMO TRÊS VEZES POR ANO
“FICHAS DE AVALIAÇÃO 4 ANOS” "Esta ficha varia de acoro com a sua classe"
ÁREA DE CONHECIMENTO:LINGUAGEM ESCRITA.
(ESCRITA DO NOME)
ESCRITA DO NOME SEM APOIO.
ESCRITA DO NOME COM APOIO
LEITURA DO ALFABETO.
A B C D E F G H J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
LEITURA DO ALFABETO.
A B C D E F G H J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ESCRITA DO ALFABETO.
LETRAS QUE EU JÁ SEI ESCREVER.
ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES
(FIGURA HUMANA)
DESENHE A MAMÃE.
COMPETAR UMA FIGURA HUMANA
ÁREA DE CONHECIMENTO:
RACIOCÍNIO LÓGICO
DITADO CÓPIA DE NÚMEROS.
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10
COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
ÁREA DE CONHECIMENTO:
RACIOCÍNIO LÓGICO
DITADO CÓPIA DE NÚMEROS.
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10
COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
1- -3-4-5- -7- - 9-10
ÁREA DE CONHECIMENTO:
ARTES”CORES”
COLAR QUADRADINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS E PEDIR PARA DIZER AS CORES.
AMANHÃ ESTAREMOS TODOS EM SALA DE AULA FAZENDO SEMPRE O MELHOR ,SUPERANDO TODO OS DESAFIOS TENDO COMO META O MEU "ALUNO"
ÁREA DE CONHECIMENTO:
ARTES”CORES”
COLAR QUADRADINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS E PEDIR PARA DIZER AS CORES.
AMANHÃ ESTAREMOS TODOS EM SALA DE AULA FAZENDO SEMPRE O MELHOR ,SUPERANDO TODO OS DESAFIOS TENDO COMO META O MEU "ALUNO"
REFLEXÃO
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que eu conduzi, o tipo de casa em que morei, quanto dinheiro tinha depositado no banco, nem que roupas vesti.
Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança...” (autor anónimo)
otimo conteúdo...
ResponderExcluirpara presentea-la deixei um desafio e um selinho no meu blog pra vc...
Bj
Julia
vim fazer uma visita e desejar uma semana abençoada. Parabéns pelos trabalhos. Beijos docinhos
ResponderExcluirMuito interessante e útil....
ResponderExcluirTenho um premio para ti no meu blog....
JOKAS DA Bé
Recebi uma nomeação para o Prémio Dardos da parte da nossa colega Bé, do blogue Educar Partilhando e, apesar de não ser muito fã de "correntes", é sempre agradável e resolvi reencaminhar para aqueles blogues com os quais partilho alguma coisa... perspectivas, ideias, ideais, etc.
ResponderExcluirEntão aqui fica o recado e, se puderes, vai ao jardimdecruzeiro, pois o dístico e as regras estão na faixa lateral em "prendinhas que recebemos".
Obrigada e continuação de boas férias!
Bjs, Juca
PS: Se quiseres aprofundar um pouco a questão do portfolio, consulte o meu artigo, disponível no blogue, abaixo do meu perfil.
MUITO INTERESSANTE MESMO...
ResponderExcluirSEU BLOG É DE GRANDE AJUDA, POIS MUITAS VEZES ESCLAREÇO MINHAS DÚVIDAS AQUI...
VALEU!
BJOS
CÍNTIA MACIEL
Olá querida quanto tempo não? Não pense que me esqueci de vc. Sabes que tens um lugar especial no meu coração. Passei por aqui para lhe fazer uma visitinha e lhe desejar um ótimo fim de semana.
ResponderExcluirBeijos
Greice
Por ser um dos meus blogs de eleição,
ResponderExcluirtenho um prémio para si. Passe em Maria Rapaz para tomar conhecimento do mesmo.
Paula
OI...
ResponderExcluirPASSEI PARA TE OFERECER UM MIMO E UM DESAFIO, OK!
BJOS MIL
CÍNTIA
GOSTEI MUITO DA POSTAGEM, ESCLARECEDORA, IRÁ AJUDAR MUITAS COLEGAS PROFESSORAS QUE AINDA NÃO TRABALHAM COM PORTFÓLIO. UM GRANDE ABRAÇO!
ResponderExcluirEstou fazendo uma visita e convidando vc a visitar meu blog.
ResponderExcluirTem um mimo pra vc lá
bjs
PASSEI PARA CONHECER E GOSTEI MUITO.PARABÉNS!
ResponderExcluirAdoramos seu trabalho...
ResponderExcluirEquipe da
Embrionart
Adorei o blog!!!Estarei sempre acessando para ver as novidades.
ResponderExcluirAbraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa minha escola já utilizamos o portfólio....realmente podemos ver
ResponderExcluiro aproveitamento gradual do aluno
durante o ano!
That is very fascinating, You are a very professional blogger. I ave joined your rss feed and sit up for searching for more of your great post. 토토
ResponderExcluirThis website and I conceive this internet site is really informative ! Keep on putting up! 스포츠토토
ResponderExcluirThanks for posting this info. I just want to let you know that I just check out your site and I find it very interesting and informative. 경마사이트
ResponderExcluirGood day! I could have sworn I’ve visited this site before but after looking at a few of the posts I realized it’s new to me. 파친코사이트
ResponderExcluir