domingo, 27 de julho de 2008

Portfólio na pré escoa

Portfólio na pré escoa


O QUE É PORTFÓLIO?

É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.
Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação
1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais :
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.

CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:
1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.
Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, regista todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
Nível ll: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.
2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar
várias possibilidades novas.
NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.
Nível ll: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação.

3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados.
Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.

4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos.
Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global; Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);
Avaliação global do seu trabalho em si.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão
Nível ll: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos,limia-se apenas em repetir.

5-Avalia o portfólio como um todo.
Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como:
- Forma de desenvolvimento do projeto;
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção.
Nível ll: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.

6-Avalia o resultado como um todo:
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.
Nível ll: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação ,não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.

A MESMA FICHA SERÁ TRABALHADA NO MÍNIMO TRÊS VEZES POR ANO

“FICHAS DE AVALIAÇÃO 4 ANOS” "Esta ficha varia de acoro com a sua classe"
ÁREA DE CONHECIMENTO:LINGUAGEM ESCRITA.
(ESCRITA DO NOME)

ESCRITA DO NOME SEM APOIO.
ESCRITA DO NOME COM APOIO

LEITURA DO ALFABETO.

A B C D E F G H J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ESCRITA DO ALFABETO.
LETRAS QUE EU JÁ SEI ESCREVER.

ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES
(FIGURA HUMANA)
DESENHE A MAMÃE.
COMPETAR UMA FIGURA HUMANA


ÁREA DE CONHECIMENTO:
RACIOCÍNIO LÓGICO

DITADO CÓPIA DE NÚMEROS.

1-2-3-4-5-6-7-8-9-10

COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
1- -3-4-5- -7- - 9-10

ÁREA DE CONHECIMENTO:
ARTES”CORES”
COLAR QUADRADINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS E PEDIR PARA DIZER AS CORES.

AMANHÃ ESTAREMOS TODOS EM SALA DE AULA FAZENDO SEMPRE O MELHOR ,SUPERANDO TODO OS DESAFIOS TENDO COMO META O MEU "ALUNO"
REFLEXÃO
Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que eu conduzi, o tipo de casa em que morei, quanto dinheiro tinha depositado no banco, nem que roupas vesti.
Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança...” (autor anónimo)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Alfabeto Brincando com as palavras

Alfabeto Brincando com as palavras



BRINCANDO COM AS PALAVRAS.

ARANHA
A DONA ARANHA
SUBIU PELA PAREDE
VEIO A CHUVA FORTE
E A DERRUBOU.
JÁ PASSOU A CHUVA
E O SOL VEM SURGINDO
E A DONA ARANHA
CONTINUA SUBINDO,
ELA É TEIMOSA
DESOBEDIENTE
SOBE,
SOBE,
SOBE,
NUNCA ESTÁ CONTENTE.


BOI
BOI, BOI,BOI
BOI DA CARA BRANCA.
PEGA ESTA MENINA.
QUE TEM MEDO DE CARRANCA.


COBRA
A COBRA NÃO TEM PÉ.
A COBRA NÃO TEM MÃO.
COMO É QUE A COBRA SOBE.
NO PÉZINHO DE LIMÃO.


DEDO
DEDO MINDINHO
SEU VIZINHO
PAI DE TODOS
FURA BOLO
MATA PIOLHO.


ESTRELA
MUITO LONGE, BEM DISTANTE.
ELAS BRILHAM SEM PARAR.
PARECEM PEDRAS PRECIOSAS.
EMBELEZANDO O LUAR.


FORMIGA
FUI NO MERCADO,
COMPRAR CAFÉ,
UMA FORMIGUINHA
SUBIU NO MEU PÉ.
EU SACUDI,
SACUDI,
SACUDI,
MAS A FORMIGUINHA
NÃO PARAVA DE SUBIR.


GATINHO
MEU GATINHO,
MEU GATINHO
AO DORMIR,
AO DORMIR
FAZ BEM DE MANSINHO,
BEM ENGRAÇADINHO.
ROM,ROM,ROM.


HIENA
SENTADO NUMA BARQUINHA
A HIENA NEM SE TOCA
E SE DIVERTE SOZINHA
COM SEU SACO DE PIPOCA.


ÍNDIO
UM,DOIS,TRÊS,
INDIOZINHOS.
QUATRO,CINCO,SEIS
INDIOZINHOS.
SETE,OITO,NOVE.
TODOS NO MESMO BARCO
IAM NAVEGANDO RIO ABAIXO.
QUANDO JACARÉ SE APROXIMOU.
MAS O PEQUENO BARCO DOS ÍNDIOS
QUASE,
QUASE
VIROU,
MAS NÃO VIROU.


JACARÉ
CONHEÇO UM JACARÉ
QUE GOSTA DE COMER,
ESCONDA SUA (CABEÇA)
SENÃO O JACARÉ
COME SUA (CABEÇA)
E O DEDÃO DO PÉ.
(VARIANDO COM OUTRAS PARTES DO CORPO)


LUA
A LUA QUE VEM SURGINDO.
REDONDA COMO UM BOTÃO.
USANDO MEIA DE SEDA.
E SAPATINHO DE ALGODÃO.


MACACO
MEIO DIA
MACACO ASSOBIA
PANELA NO FOGO.
BARRIGA VAZIA.


NAVIO
O NAVIO NAVEGA
NAS ONDAS DO MAR
A CANOA VIROU
EU NÃO SEI NADAR.


OVO
UMA CAIXINHA
DE BOM PARECER
NÃO HÁ CARPINTEIRO
QUE POSSA FAZER.


PEIXE
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR...
EU TIRAVA A (FULANA)
DO FUNDO DO MAR "


RATO
O RATO ROEU
A ROUPA DO REI
ONDE ESTAVA O GATO
ATÉ HOJE EU NÃO SEI.


SAPO
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA POR QUE NÃO QUER.
ELE MORA NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ
PORQUE NÃO QUER.
MAS QUE CHULÉ.


TARTARUGA
A TARTARUGA ENSINA
SUAS FILHAS A NADAR
LOGO APARECE UM PEIXINHO
QUE SÓ SABE ATRAPALHAR.


UVA
SOU UMA UVA;
SOU REDONDA
REDONDINHA
VERDE,
PRETA OU
ROXINHA.


VOVÓ
A CASINHA DA VOVÓ
AMARRADINHA COM CIPÓ
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.


XALE
A BRUXINHA PÔS O XALE,
PRA VOAR PARA PARIS.
E VOANDO NA VASSOURA
ELA VAI TODA FELIZ
HARARA!!! HARARA!!!


ZEBRA
QUANDO SE PERGUNTA À ZEBRA
SE ELA É BRANCA
OU SE ELA É PRETA
NÃO SABENDO RESPONDER.
SEMPRE FAZ UMA CARETA.

Criança precisa de limites que a protejam

Criança precisa de limites que a protejam


CRIANÇA PRECISA DE LIMITES QUE A PROTEJAM.

DAR LIMITES É...
-Ensinar que os direitos são iguais para todos.
-Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.
-Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.
-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.
-Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.
-Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.
-Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).
-Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).
-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).
-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.
-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.
-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.
-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:
Dar exemplo!

Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.

DAR LIMITES NÃO É...
-Bater nos filhos para que eles se comportem.

-Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.
-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.
-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.
-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".
-Gritar com as crianças para ser atendido.
-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.
-Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.
-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança.

-Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais.
-O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.
-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.

Texto extraído livro Limites Sem Trauma (Construindo Cidadãos), de Tânia Zagury.

A importância dos "limites"

A importância dos "limites"


IMPORTÂNCA DOS "LIMITES"


Estipular limites para um filho, com bom senso, é prepará-los para conviver com o mundo, e com as frustrações que fazem parte da realidade da vida.

As frustrações quando ocorrem de forma não intensa e nem excessiva, promovem um exercício para o "EU", que permite o desenvolvimento da criatividade, integração e etc. É necessário que os limites impostos pelos pais possam ser explicados para os filhos.

Educar sem apresentar razões apenas insistindo, "porque sim", "porque a mãe mandou" não é uma boa maneira de auxiliá-los a lidar com a frustração.

É importante ter uma afinidade entre as orientações dadas pelo pai e pela mãe.

É muito ruim para os filhos quando recebem dos pais orientações muito diferentes e contraditórias.

Educar sempre envolve erros e acertos.

Não há uma receita infalível para transformar os filhos em pessoas felizes e bem sucedidas.

É errado exigir, que os filhos sigam a risca as orientações dos pais, assim como é errado não dar nenhuma orientação.

A pior coisa que pode ocorrer com uma criança é ser deixada à própria sorte.

Nenhuma pessoa é capaz de educar a si mesma e preparar-se sozinha para os desafios da vida adulta.

O diálogo e o interesse pela criança é sempre um bom aliado.

Não adianta impor limites sem conversar e demonstrar afeto pela criança.

É importante para uma resposta satisfatória da criança aos limites impostos, que haja uma boa qualidade de relação.


Rosângela MartinsPsicóloga

Sequência de artes

Sequência de artes


SEQÜÊNCIA DE ARTES.


PROFESSORA: MARIA TEREZA FELIPE
CLASSE: JARDIM I I
TÍTULO : A arte de pintar (usar diferentes meios e suportes)
EIXO: Artes visuais.
TEMPO PREVISTO:1º e 2 º semestre
BLOCOS DE CONTEÚDOS : O fazer artístico(exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
OBJETIVOS: Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da modelagem,da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
ETAPAS PREVISTAS:
PARA CADA ATIVIDADE SERÁ EXPLORADO DIFERENTES MATERIAIS.

TINTA SURPRESA.
Papel laminado fazer pingos de tinta, dobrar a folha ao meio em seguida abrir para ver o desenho que se formou.


PAPEL CAMURÇA PARA DESENHAR.
Desenho livre em papel camurça com giz de cera.
Colar em folha sulfite A3.


DAR UM PEDAÇO DE BARBANTE
(PARA QUE ELES COLEM COMO QUISER).
No dia seguinte passar a tinta guache
.


COLAR O BARBANTE COMO INTERFERÊNCIA. (LINHA, CIRCULO, SINUOSA

PAPEL DOBRADURA COLORIDO.
Desenhar com canetinha.

PALITOS DE SORVETE.
Colar palito de sorvete e completar.


PAPEL LAMINADO COLORIDO.
Desenho usando álcool.


PAPEL CAMURÇA COLORIDO.
Desenhar com giz de cera.


LIXA FAZER DESENHO LIVRE.
Depois de pronto colar esta lixa em uma folha de A3.


DESENHAR COM COLA E JOGAR AREIA COLORIDA.
Fazer desenho com a cola, antes de secar jogar areia.


GIZ BRANCO OU COLORIDO:
Desenhar no chão do pátio.


TINTA SURPRESA.
Papel laminado fazer pingos de tinta, dobrar as folha ao meio em seguida abrir para ver o desenho formado.

TINTA PLÁSTICA COLORIDA.
Desenhar figuras com a tinta plástica deixar secar.
No dia seguinte pintar as figuras que se formaram.


RECORTE E COLAGEM COM PAPEL PICADO COM AS MÃOS.
Dar papel laminado pedir que recortem e cole na sulfite.


PALITOS DE SORVETE.
Colar palito de sorvete e completar.(formando figuras)


COM MOLDES.
Colocar molde na folha passar tinta a dedo, retirar o molde e completar a figura.


BRANCO NO PRETO.
No papel branco pintar com tinta preta.


PRETO NO BRANCO.
No papel preto fazer desenhos usando tinta branca.

ESTÊNCIL.
Fazer desenhos no estêncil e depois passar na água.
No dia seguinte pintar as figuras que se formaram.


TINTA E CREME DENTAL.
Misturar tinta a dedo com pasta de dente e fazer um desenho.


CARVÃO.
Desenhar com carvão em folha A3 depois passar algodão.


RECORTE COM PAPEL ONDULADO
Dar o papel ondulado para eles recortar e colar,no dia seguinte pintar a folha toda.


GIZ DE CERA QUENTE.(muito cuidado )mas o resultado fica lindo.
Esquentar o giz de cera e desenhar em uma sulfite.


DESENHAR A PARTIR DE UMA LINHA
Curva
Reta
Círculo
Retângulo


USANDO TINTA:
-Pintura com as pontas dos dedos.
-Molhar as pontas dos dedos na tinta várias cores e tocar no papel.

-Fazer desenhos com tinta e completar com lantejoulas.
-Fazer desenhos com cola e jogar brocal colorido.
-Recortar vários quadrados de diversas cores colar estes quadrados em um sulfite A3 no dia seguinte passar uma aguada com tinta.
-Dar vários triângulos coloridos,pedir que eles colem criando desenhos.
-Pintura de água na parede, água limpa e um pincél novo,peça para que eles pintem na parede da escola.(não mancha pois quando seca ela volta a cor normal)

MATERIAS:
TINTAS A SEREM TRABALHADOS:
Tinta a dedo
Tinta plástica
Lápis de cor
Cola
Tesoura.
Barbante
Giz
Carvão
Canetinha.


TIPOS DE SUPORTES:
Sulfite
Papel kraft
Cartolina
Laminado
Camurça
Color-set
Lixa
Odulado
Dobradura


AVALIAÇÃO:
Através do desenho, conseguiram expressar suas idéias?
Conseguiram usar os materiais adequadamente?
Desenvolveu o gosto, o cuidado e o respeito pela suas produções e dos outros?