SEQÜÊNCIA DO CORPO HUMANO
PROFESSORA: MARIA TEREZA FELIPE VICENTE
CLASSE: JARDIM I
EIXO: Artes.
TEMPO PREVISTO: 1º e 2º semestre
BLOCOS DE CONTEÚDOS: Fazer artístico.
OBJETIVO: Que a criança reconheça, e saiba reproduzir a figura humana e identifique suas partes e o todo.
ETAPAS PREVISTAS:
Roda de conversa
Músicas
MÚSICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DO CORPO:
Meu pézinho,meu pézinho
Vou tocar vou tocar
E o sapatinho.
E o sapatinho
Vou calçar.
Vou calçar.
BRINCANDO COM OS DEDINHOS:
Trim Quem é? (dedo mindinho) bater um no outro.Voz bem fininha
Sou eu. (polegar) Voz bem forte
Eu vim aqui para brincar.(dedo anular)
Pode entrar.(dedo médio) Pode entrar
Olá, olá! (bater os dedinhos combeijinhos )
CABEÇA E OMBRO: CONHEÇO UM JACARÉ:
Cabeça, ombro, perna e pé Conheço um jacaré
Perna e pé. Que gosta de comer
Olhos, ouvidos, Esconde sua (mão)
Boca e nariz, Senão o jacaré come
Cabeça, ombro perna e pé, Sua mão e o dedão do pé.
Perna e pé. (VARIANDO AS PARTES DO CORPO)
RODA DE CONVERSA:
Em frente o espelho pedir que as crianças observem o seu próprio corpo.
Utilizar uma boneca para que as crianças identifiquem as partes do corpo.
Estimular as crianças para nomear e tocar em várias partes do corpo do colega.
Mencionar partes do corpo para que os alunos a toquem.
Fazer um painel com figuras humanas recortadas de revistas.
Sugerir movimentos que identificam partes do corpo.
Ficar nas pontas do pé.
Colocar as mãos na cabeça.
Colocar as duas mãos nos pé.
Colocar uma das mãos na cintura e a outra no joelho.
Pintar os dedos imitando fantoches.
CONTAR UMA HISTÓRIA DE UMA MÁGICO QUE CONCERTA TUDO.
Então o que está faltando nessa figura que ele vai concertar?
Dar figuras incompletas para que as crianças identifiquem as partes do corpo.
Iniciar um desenho na lousa e pedir que um aluno termine de desenhar.
Distribuir quebra-cabeças do corpo humano para que encaixem as peças.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser constante através de observação e das percepções que surgem ao longo do processo?
Conseguiram identificar as partes do corpo?