sábado, 8 de dezembro de 2007

curiosidade:libélula,aranha,pato e urso

curiosidade:libélula,aranha,pato e urso


LIBÉLULA
INSETO POR UM DIA "LIBÉLULA"
VIVER TODA A VIDA EM UM SÓ DIA PARECE UM DESTINO CRUEL, NO ENTANTO, ESTA É A SORTE DE ALGUNS INSETOS COMO AS LIBÉLULAS.
QUE DANÇAM DURANTE AS NOITES QUENTES DE VERÃO.
AS LIBÉLULAS, POSSUEM UM CORPO LONGO E FINO, COM DOIS PARES DE GRANDES ASAS, SÃO DELICADAS, TRANSPARENTES.
MUITO ELEGANTES, DE VÔO EXTRAORDINÁRIO, MOVIMENTOS GRACIOSOS, VIVEM PERTO DE RIACHOS E REPRESAS. MAS É UMA PENA, ELAS VIVEM APENAS UM DIA.

ARANHA
QUE A CONSTRUÇÃO DA TEIA DE ARANHA COM FIOS DE SEDA,É PRIVILÉGIO DA FÊMEA A MATÉRIA PRIMA SAI DO SEU ORGANISMO LÍQUIDO E ENDURECE EM CONTATO COM O AR.
SERVE PARA AGARRAR SUAS PRESAS É TAMBÉMSUA CASA ,ONDE MORA BEM TRANQUILA POIS OUTROS ANIMAIS TEM DIFICULDADE EM ALCANÇAR.


PATO
OS PATOS SÃO AVES E COMO TAL, POSSUEM UM BICO FORTE E O CORPO REVESTIDO DE PENAS.
GOSTAM DE VIVER PERTO DE LAGOS E CHARCOS E SÃO EXCELENTES NADADORES.
A SUA VOZ TÍPICA DE “QUAQUÁ” CHAMA-SE GRASNAR.
OS PATOS REPRODUZEM-SE NA PRIMAVERA E PÕEM CERCA DE DEZ OVOS. DEPOIS DE A MÃE PATA CHOCAR OS OVOS (O QUE DEMORA CERCA DE 28 DIAS), DE CADA UM DELES SAI UM PATINHO AMARELO.
OS PATINHOS BEBÊS SEGUEM A MÃE POR TODO O LADO E, DESDE MUITO PEQUENINOS, VÃO ATRÁS DELA PARA A ÁGUA.
SÃO BONS MERGULHADORES E, QUANDO NADAM, USAM AS SUAS PATAS EM FORMA DE BARBATANA.
AO FIM DE TRÊS SEMANAS, A PENUGEM AMARELA DOS PATINHOS É SUBSTITUÍDA PELAS PENAS BRANCAS DE ADULTO. PODES ENCONTRAR PATOS NAS QUINTAS, JUNTAMENTE COM OUTROS ANIMAIS COMO A GALINHA E O PORCO, MAS TAMBÉM EXISTEM PATOS SELVAGENS.
OS PATOS SELVAGENS PODEM TER VARIADAS CORES E A MAIORIA DELES SÃO MIGRADORES.
ISTO SIGNIFICA QUE, NO INVERNO, PARA FUGIREM DO FRIO E DA FALTA DE ALIMENTOS VOAM PARA PAÍSES MAIS QUENTES; NA PRIMAVERA, QUANDO O TEMPO VOLTA A AQUECER, REGRESSAM À SUA TERRA DE ORIGEM.QUANDO MIGRAM AGRUPAM-SE EM BANDOS VOANDO COM UMA FORMAÇÃO TÍPICA EM FORMA DE V.


URSO PANDA
ALIMENTAÇÃO:
O PANDA SE ALIMENTA EXCLUSIVAMENTE DAS FOLHAS E DO TALO DO BAMBU E FICA ATÉ 14 HORAS SEGUIDAS SENTADO, COMENDO DE 12 A 14 KG DA PLANTA. ESTE ANIMAL FOI MUITO MALTRATADO PELO HOMEM, QUE TEM INTERESSE NA SUA PELE, E PRATICOU A CAÇA DO ANIMAL POR MUITO TEMPO.
ALÉM DISSO, O SEU TERRITÓRIO FOI TOMADO PELA AGRICULTURA, SEM SOBRAR ESPAÇO PARA A PROLIFERAÇÃO DA ESPÉCIE.
ATUALMENTE, OS MIL PANDAS QUE RESTAM NO MUNDO, FICAM EM 10 RESERVAS ESPALHADAS PELA ÁREA RURAL DA CHINA.
EM 1985 FOI CRIADO UM PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE COM PESQUISAS SOBRE O TAMANHO DA POPULAÇÃO DE PANDAS, TREINAMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIOS E PARA A ÁREA DE PROTEÇÃO.
COM APENAS 1.000 PANDAS VIVOS, NÃO É CERTEZA A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE.
MAIS DE 700 ANIMAIS E PLANTAS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO COMO O PANDA,ALGUMAS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS COMO A WWF E O GREENPEACE ESTÃO EM CONSTANTE LUTA PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES EM EXTINÇÃO.
É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS TENHAM UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E PASSEM A DEFENDER A NATUREZA, ANTES QUE SEJA TARDE E MUITAS ESPÉCIES DESAPAREÇAM DO PLANETA,A PRESERVAÇÃO DELES É IMPORTANTE PARA O EQUILÍBRIO DA NATUREZA E TAMBÉM UMA FORMA DE RESPEITO POR OUTROS TIPO DE VIDA. O URSO-PANDA-GIGANTE, QUE MUITOS ACHAM UM DOS ANIMAIS MAIS BONITOS DO MUNDO, ESTÁ PRATICAMENTE EXTINTO DA TERRA.
RESTAM APENAS 1000 PANDAS VIVOS EM TODO O PLANETA,COM 130 KG DISTRIBUÍDOS EM 1,5 METRO DE ALTURA,COM SEU ANDAR DESENGONÇADO E JEITO DE BICHINHO DE PELÚCIA É UM SÍMBOLO DA LUTA PELA PRESERVAÇÃO DOS ANIMAIS.
AMEAÇADO DE EXTINÇÃO, O PANDA-GIGANTE (AILUROPODA MELANOLEUCA) ANTIGAMENTE, ERA ENCONTRADO COM FACILIDADE NA CHINA E EM ALGUMAS REGIÕES DA ÁSIA.
HOJE, EXISTEM APENAS 1.000 DESSES ANIMAIS NO MUNDO, VIVENDO EM RESERVAS FLORESTAIS OU CATIVEIROS. A DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS ASIÁTICAS, A LENTA REPRODUÇÃO DO BAMBU(ALIMENTO DO PANDA) E A CAÇA, COLOCARAM O PANDA NA SITUAÇÃO ATUAL.
ALÉM DE TODOS ESSES PROBLEMAS, A CAPACIDADE DE PROCRIAR DESSA ESPÉCIE É MUITO PEQUENA,AS FÊMEAS TÊM UM ÚNICO PERÍODO FÉRTIL POR ANO E QUANDO ESTÃO GRAVIDAS, CONSEGUEM GERALMENTE, APENAS UM FILHOTE, QUE PODE SOFRER ACIDENTES FATAIS QUANDO AINDA ESTÁ PEQUENO. AS VEZES, A MÃE SUFOCA O FILHO POR EXCESSO DE CARINHO OU ESMAGA-O AO ADORMECER,O PROBLEMA É QUE AO NASCER, O PANDA MEDE SOMENTE 10 CENTÍMETROS E PESA MENOS DE 100 GRAMAS, FICANDO MUITO FRÁGIL CONTRA O PESADO CORPO DA MÃE.

1 Comentários:

Às 8/12/07 , Blogger betty mello disse...

Adorei as "curiosidades". A da libélula me espantou e a do panda também. Obrigada ! Beijinhos, Betty

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial