segunda-feira, 21 de abril de 2008

Projeto integração família e escola

Projeto integração família e escola

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA

TEMA:VALORES
EIXO:Identidade e autonomia
DURAÇÃO: 1º semestre.
SEMANAL:Será trabalhado duas vezes por semana.
PUBLICO ALVO:Jardim II.
BLOCOS DE CONTEÚDOS:Práticas de leitura oral e escrita.
JUSTIFICATIVA: Destacou-se a importância de traalhar este projeto onde queremos resgatar valores já esquecidos, incluindo-os na vida social e moral da criança,conhecendo um pouquinho da família de cada aluno, através da participação das mães em nossa sala de aula,estabelecendo assim uma integração entre família e escola.
OBJETIVOS:
Esperar a sua vez de falar.
Tratar os colegas com respeito e carinho.
Respeitar o colega quando ele estiver ocupado.
Deixar a nossa sala , limpa e organizada.
Mostrar como serem amigos.
Usar sempre as palavrinhas mágicas (obrigado, com licença, desculpa,por favor,boa tarde)
ETAPAS PREVISTAS:
Cada dia uma mãe será convidada para participar deste projeto,teremos a hora do conto,onde as mães terão oportunidade de participar desta aula no final da aula elas farão um registro "O que você achou desta oportunidade de conhecer melhor a professora e os amigos dos seus filhos"
As mães escrevem de como é difícil administrar as regras em sala de aula.
As histórias serão relacionadas ao tema valores(a professora se responsabiliza em organizar o material a ser trabalhado neste dia)
Conversa informal sobre amizade.
O que é a amizade?
Amizade é o mesmo que amor?
O que é um amigo de verdade?
Qual a importância de um amigo?
Que coisas nos fazem felizes?
Como não falar a um amigo?
Como devemos tratar a um amigo?
Usar sempre as palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpa, com licença, e boa tarde.
AVALIAÇÃO:
Serão feitas algumas atividades entre as mães e filhos visando assim a importância desta integração ,no desenvolvimento da aprendizagem.
Houve respeito entre eles?
Pude observar mais o uso das palavrinhas mágicas?

Este projeto já foi iniciado,está sendo ótimo,pois as mães não tem noção do que é uma sala de aula,eu pude observar nos registro de cada uma.
Para as mães ao invés de termos 26 alunos na sala de aula, temos somente o filho "delas",elas poderam acompanhar também as dificuldades que temos na sala de aula, tipo comportamento,respeito com os amigos, brigas e também na aprendizagem como um todo.
Nós professores representamos muito para estas crianças por este motivo nós temos a responsabilidade de formar indivíduos sadios e críticos.
AMEI ESTE PROJETO.

10 Comentários:

Às 22/4/08 , Blogger Deise disse...

Oiê, Tudo bem Maria teresa?
Amei esse projeto. É lindo.
Tenha uma boa semana. Beijos

 
Às 27/4/08 , Anonymous Anônimo disse...

adoooooroooo seu blog todos os finais de semana passo para dar uma olhadinha e pegar algumas ideias para eu dar ou fazer junto com meus alunos,mas hoje vim te pedir é claro se vc puder colocar alguma ideia de mural para fazer para o dias das mães... estou precisando muito... fiquei encarregada de enfeitar um mural para o dia das mães e estou meia perdida...muitos beijos para voce ...e desde ja fico muito agradecida.....

 
Às 29/4/08 , Blogger Leonor Cordeiro disse...

Querida Maria Tereza,

Estou visitando o seu blog pela primeira vez. Vou voltar sempre para ler as suas ótimas postagens.
Também trabalho com blogs educativos e gostaria muito de receber a sua visita:

O MUNDO ENCANTADO DE CECÍLIA MEIRELES!
http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/

BRINCANDO COM AS LETRINHAS
http://leonor-cordeiro.zip.net/ .

POR UMA INTERNET MAIS SEGURA PARA NOSSAS CRIANÇAS !
http://internetmaissegura.blogspot.com/

Grande abraço !
Com carinho,

Leonor Cordeiro

 
Às 30/4/08 , Blogger Cris e Ângela Cordoval disse...

Gostaria de alguma sugestão para um projeto sobre higiene e saúde!
Obrigada!

 
Às 29/8/08 , Anonymous Anônimo disse...

Olá!!!
Meu nome é Heby, sou coordenadora de uma creche em Guaraí-TO e amei seu Blog, me ajudou bastante.
Parabéns!!!

 
Às 8/10/08 , Anonymous Anônimo disse...

Sem palavras....Esse blog é demais!! Muito objetivo e extremamente útil!!Adorei!
Parabéns pela iniciativa!Carecemos de bons projeto na área de educação!

 
Às 9/1/09 , Blogger morgana disse...

Gostei muito do seu blog, gosto muito de trabalhar com valores, inclusive eu tenho um projeto anual sobre Valores que adotamos na minha escola. Eu também estou criando um blog e gostaria muito que vc desse uma espiadinha. Bjs...
http://trocandoideiaspedag.blogspot.com/

 
Às 16/4/09 , Anonymous Anônimo disse...

Olá, meu nome é Vanessa, trabalho para uma ong na cidade de Jandira-SP, gostei muito do projeto de integrando familia/escola, sofro com essa realidade também, gostaria de saber a bibliografia que foi utilizada para a realização do projeto, se puderem me enviar por e-mail..
signessa@gmail.com
desde já obrigada
vanessa

 
Às 24/10/09 , Blogger Unknown disse...

Maria ...
Olá sou diretora de uma escola muito carente onde os pais precisam participar melhor das atividades escolar preciso desenvolver projetos dessa forma preciso da bibliografia sera muito bom meu endereço é professoramos3@hotmail.com

 
Às 18/4/10 , Blogger Unknown disse...

olaaa muitooo bom essse seu projetoooo!!! amei mesmoo muito interesante pena q aqui na minha escola nao funcionaria é umaa pena mesmoo!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial