sábado, 24 de maio de 2008

Hiperatividade (dicas)

Hiperatividade (dicas)

DICAS DE COMO LIDAR COM CRIANÇAS HIPERATIVAS

Se você é um professor que enfrenta o desafio de uma criança com TDAH, é possível modificar a sala de aula e suas lições de modo que o ambiente seja mais feliz e mais tranqüilo para você, seu aluno com TDAH e as outras crianças da turma.
Aqui vão algumas dicas e sugestões.
Hora da arrumação. Avise com antecedência a criança com TDAH que haverá uma mudança de atividade.
Acerte o alarme do relógio para ela saber quanto tempo tem para sua arrumação.
Seja firme mas reforce positivamente durante as transições.
Elogiar e premiar se ela conseguir se arrumar e se unir ao grupo antes do alarme soar.
Hora de grupo/história. Sente a criança perto de você.
Permita que ela ajude de alguma maneira (segurando a gravura, passando coisas).
Elogiar e premiar quando ela permanecer junto com o grupo durante o tempo todo, ou mais tempo do que da última vez.
Isto é extremamente difícil, especialmente para crianças com TDAH muito pequenas.
Hora do lanche. Ensinar a criança a ficar no seu lugar até que tenha acabado de comer.
É possível que ela tenha dificuldade mas terá que aprender a permanecer sentada até terminar a refeição.
Premiar generosamente quando ela finalmente conseguir!
Hora do descanso. Seguir a mesma rotina a cada vez. Designar um local para o descanso e colocar a criança no mesmo lugar a cada vez. Elogiá-la por ficar no seu "cantinho" e permanecer quieta até a hora do descanso terminar.
Muito importante: retirar o maior número que puder de elementos que distraiam.
Se você for preparar uma lição ou falar com outro professor durante o horário do descanso, fazer isto longe das vistas e dos ouvidos da criança.
Manter a classe pequena para evitar excesso de estimulação.
Demonstrar amor, paciência e aceitação.
A criança com TDAH necessita da sua ajuda para focalizar e funcionar.
Estruturar. Crianças com TDAH se desenvolvem extraordinariamente dentro de uma estrutura.
Siga a mesma rotina dentro da sala de aula.
Não ofereça mais de duas atividades ao mesmo tempo.
Elogiar atividades que foram completadas.
É importante ensinar as outras crianças que todos somos diferentes, e que todos devem se ajudar.
Com as crianças mais velhas da Pré-Escola, dramatizar situações em que uma criança precisa de compreensão, gentileza e ajuda amorosa.
Aplicar os conceitos em situações reais da sala de aula.
No trato com todas as crianças, utilizar e exigir gentileza. Por exemplo: "Notei que Joana está sendo uma boa amiga ajudando a Márcia a recolher os lápis de cera que caíram no chão" ou "Gosto do jeito que o José está na fila, sem empurrar.
Obrigada, José" ou "Vocês viram como a Patrícia está quietinha? Patrícia, você acaba de ganhar uma estrela para a sua agenda".
Você é professor de uma criança muito especial.
É muito possível que seu aluno com TDAH seja criativo, inteligente, multi-talentoso e que deseje, acima de tudo, agradar os adultos que o rodeiam.
Ele está habituado ao fracasso e a ser mal compreendido pelos outros.
O que ele precisa é da sua compreensão, sua aceitação e do seu amor. Se for encorajada e receber oportunidades, essa criança tem um grande potencial para o sucesso.
(não sei se funciona mas vamos tentar meninas não custa nada)
colocarei aqui o resultado do meu trabalho bjusssss e boa sorte

7 Comentários:

Às 28/5/08 , Anonymous Anônimo disse...

Ola... adorei seu blog... me ajudou bastante heheh gostaria de saber
se vc tem mais alguma coisa sobre hiperatividade pois meo tcc trata de hiperatividade ou falta de limites...

meu email debora-baeta@hotmail.com

Obrigada Debora
Parabens pelo seu cantinho =)

 
Às 3/6/08 , Blogger Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Passei para te parabenizar pelo espaço! Espero sua visita, ok... Será muito importante para mim...Bjos mil... Cintia...
http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com/

 
Às 27/10/08 , Blogger Unknown disse...

ola eu sou hiperactivo e gostava de saber alguns metodos e exercicios para poder controlar a minha hiperactividade...
as vezes sinto que sou uma bomba relogio. parece que tenho 1000 coisas a passar pela minha cabeça e nao consigo controlar isso. gostava de me informar.
renatoribeiro.pt@gmail.com

 
Às 15/1/09 , Anonymous Anônimo disse...

Oi Boa Tarde, sou psicóloga e gostaria de algumas técnicas para crianças hiperativas, será que vc poderia me ajudar? Meu e-mail é robertaniki@yahoo.com.br
Grata Roberta Niki

 
Às 5/6/09 , Anonymous Anônimo disse...

Poderia nos indicar uma aula pratica, ludica, para manter a atençaão da criança hiperativa????

 
Às 4/6/10 , Blogger Fátima Dias disse...

Seu blog é nota mil!!!Postei alguns artigos seus em meu blog.Amei tudo!!!!Fátima Dias pluminhazul.blogspot.com

 
Às 25/2/11 , Blogger Fernanda Paiva Gonçalves disse...

Parabéns pelo seu trabalho. E muito obrigada por compartilhas suas experiencias e sugestões. Fernanda-go

 

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