domingo, 27 de julho de 2008

Portfólio na pré escoa

Portfólio na pré escoa


O QUE É PORTFÓLIO?

É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.
Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação
1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais :
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.

CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:
1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.
Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, regista todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
Nível ll: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.
2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
Mostra que é capaz de explorar ideias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar
várias possibilidades novas.
NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.
Nível ll: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação.

3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados.
Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.

4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos.
Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global; Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);
Avaliação global do seu trabalho em si.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão
Nível ll: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos,limia-se apenas em repetir.

5-Avalia o portfólio como um todo.
Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como:
- Forma de desenvolvimento do projeto;
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção.
Nível ll: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.

6-Avalia o resultado como um todo:
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.
Nível ll: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação ,não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.

A MESMA FICHA SERÁ TRABALHADA NO MÍNIMO TRÊS VEZES POR ANO

“FICHAS DE AVALIAÇÃO 4 ANOS” "Esta ficha varia de acoro com a sua classe"
ÁREA DE CONHECIMENTO:LINGUAGEM ESCRITA.
(ESCRITA DO NOME)

ESCRITA DO NOME SEM APOIO.
ESCRITA DO NOME COM APOIO

LEITURA DO ALFABETO.

A B C D E F G H J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ESCRITA DO ALFABETO.
LETRAS QUE EU JÁ SEI ESCREVER.

ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES
(FIGURA HUMANA)
DESENHE A MAMÃE.
COMPETAR UMA FIGURA HUMANA


ÁREA DE CONHECIMENTO:
RACIOCÍNIO LÓGICO

DITADO CÓPIA DE NÚMEROS.

1-2-3-4-5-6-7-8-9-10

COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
1- -3-4-5- -7- - 9-10

ÁREA DE CONHECIMENTO:
ARTES”CORES”
COLAR QUADRADINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS E PEDIR PARA DIZER AS CORES.

AMANHÃ ESTAREMOS TODOS EM SALA DE AULA FAZENDO SEMPRE O MELHOR ,SUPERANDO TODO OS DESAFIOS TENDO COMO META O MEU "ALUNO"
REFLEXÃO
Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que eu conduzi, o tipo de casa em que morei, quanto dinheiro tinha depositado no banco, nem que roupas vesti.
Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança...” (autor anónimo)

15 Comentários:

Às 29/7/08 , Blogger Bela Ju disse...

otimo conteúdo...
para presentea-la deixei um desafio e um selinho no meu blog pra vc...
Bj
Julia

 
Às 29/7/08 , Blogger Rose Diniz® disse...

vim fazer uma visita e desejar uma semana abençoada. Parabéns pelos trabalhos. Beijos docinhos

 
Às 29/7/08 , Blogger  disse...

Muito interessante e útil....

Tenho um premio para ti no meu blog....


JOKAS DA Bé

 
Às 30/7/08 , Blogger Educadora de Infância disse...

Recebi uma nomeação para o Prémio Dardos da parte da nossa colega Bé, do blogue Educar Partilhando e, apesar de não ser muito fã de "correntes", é sempre agradável e resolvi reencaminhar para aqueles blogues com os quais partilho alguma coisa... perspectivas, ideias, ideais, etc.

Então aqui fica o recado e, se puderes, vai ao jardimdecruzeiro, pois o dístico e as regras estão na faixa lateral em "prendinhas que recebemos".

Obrigada e continuação de boas férias!

Bjs, Juca

PS: Se quiseres aprofundar um pouco a questão do portfolio, consulte o meu artigo, disponível no blogue, abaixo do meu perfil.

 
Às 1/8/08 , Blogger CÍNTIA disse...

MUITO INTERESSANTE MESMO...

SEU BLOG É DE GRANDE AJUDA, POIS MUITAS VEZES ESCLAREÇO MINHAS DÚVIDAS AQUI...

VALEU!

BJOS

CÍNTIA MACIEL

 
Às 1/8/08 , Blogger Cantinho Alternativo e Lúdico disse...

Olá querida quanto tempo não? Não pense que me esqueci de vc. Sabes que tens um lugar especial no meu coração. Passei por aqui para lhe fazer uma visitinha e lhe desejar um ótimo fim de semana.
Beijos
Greice

 
Às 5/8/08 , Blogger paula disse...

Por ser um dos meus blogs de eleição,
tenho um prémio para si. Passe em Maria Rapaz para tomar conhecimento do mesmo.

Paula

 
Às 5/8/08 , Blogger CÍNTIA disse...

OI...

PASSEI PARA TE OFERECER UM MIMO E UM DESAFIO, OK!

BJOS MIL

CÍNTIA

 
Às 7/8/08 , Blogger Professora Sulivam Simone disse...

GOSTEI MUITO DA POSTAGEM, ESCLARECEDORA, IRÁ AJUDAR MUITAS COLEGAS PROFESSORAS QUE AINDA NÃO TRABALHAM COM PORTFÓLIO. UM GRANDE ABRAÇO!

 
Às 7/8/08 , Anonymous rosemeide ferreira disse...

Estou fazendo uma visita e convidando vc a visitar meu blog.
Tem um mimo pra vc lá
bjs

 
Às 29/4/09 , Anonymous CRISTINA disse...

PASSEI PARA CONHECER E GOSTEI MUITO.PARABÉNS!

 
Às 29/8/09 , Blogger Embrionart Artesanato & Reciclagem disse...

Adoramos seu trabalho...

Equipe da
Embrionart

 
Às 13/2/10 , Anonymous Riscos e Desenhos disse...

Adorei o blog!!!Estarei sempre acessando para ver as novidades.
Abraços

 
Às 27/6/10 , Blogger ivvy disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 27/6/10 , Blogger ivvy disse...

Na minha escola já utilizamos o portfólio....realmente podemos ver
o aproveitamento gradual do aluno
durante o ano!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial